sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Arte Postal - Mail Art - para Amadeu Escórcio (Portugal)


Page mail 11


ATC (30)


Page mail e ATC para o meu amigo Amadeu que só é pena eventualmente.blogspot ter parado.

Arte Postal - Mail Art - para Eliso Ignacio Silva (Venezuela)


Page mail 13



ATC (6, 24, 28)

quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Pintura de Joaquim Lourenço na Galeria Espaço Artever




Se não conhecêssemos o autor, diríamos que o resultado desta pintura tem como origem um universo cheio de gente, um universo com companhia. Mas o que conhecemos de Joaquim Lourenço permite-nos afirmar que são os silêncios e um certo tipo de solidão que avivam todo este manancial, de gentes e coisas fixados nestes suportes. A sensação que nos fica é a da busca incessante de caminhos para nos aguçar a imaginação. Estes trabalhos de Joaquim Lourenço são alimentados por todas as temáticas já vistas noutras obras ao longo da história.
Há vestígios do retrato, da paisagem da natureza morta, das marinhas... do formal e do informal. Mas elas trazem um novo ambiente ao cosmo das imagens: a ambiguidade dos sinais.
Não nos parece que sejam obras abertas. E tão pouco que proponham profecias, moralismos, contos, ou reproduções. Elas desasfiam-nos a que as retenhamos na memória e que as vasculhemos como coisa que nos assombra. Que nos obriga a procurar, aquilo que sabemos, ou não sabemos. Aquilo que apesar de não estar objectivado, possa ser o que queremos encontrar, numa explosão de formas e cores que nos questiona. O modo, em camadas, como nos são apresentadas, todos as presenças num sortido de cores e formas, transporta-nos para um sono acordado de onde se sai após o descodificar dos sonhos. E é na procura de algum sentido que, aqui, podemos encontrar os nossos sinais.



Novembro de 2009
José Mourão

terça-feira, 17 de novembro de 2009

segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Joaquim Lourenço na Arte Lisboa


A Galeria Trema mais uma vez estará representada na ARTE LISBOA 09 - feira de arte contemporânea, de 18 a 23 de Novembro na Feira Internacional de Lisboa.
Joaquim Lourenço estará representado com obras da série "O Canto da Cidade".

domingo, 1 de novembro de 2009

Exposição de Joaquim Lourenço na Galeria Trema


Motivado por um diálogo visual que vem mantendo com a cidade, Joaquim Lourenço expõe na Galeria Trema alguns dos seus últimos trabalhos. Estes, acrílicos sobre papel, para além de uma pesquisa técnica que é constante, apresentam como motivação, simbologias urbanas recreadas pelo pintor que nos podem transportar para um universo citadino mas que nos fazem trazer à memória muitas das nossas vivências pessoais.